terça-feira, 16 de abril de 2013

"... Paz sem voz, não é paz, é medo...", O Rappa.

Às vezes me bate um cansaço!

Ando meio cansada das coisas que leio no que se refere à política nacional. É um cansaço daqueles de desesperançar. Um cansaço daqueles sem dor física, mas que incomoda com uma constância detestável.
Acho que não sou só eu, vejo o descontentamento nos rostos e manifestações de familiares e amigos, ouço pessoas falando, gritando, implorando... indignadas com as mesmas incoerências, com os mesmos desmandos. Acho que tem muita gente cansada de ser feita de idiota!
Quem, em plena consciência, pode aceitar Marco Feliciano, Deputado Federal, racista e homofóbico, na presidência da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Minorias (CDHM)? Quem, com o mínimo de conhecimento e respeito pelo meio ambiente, pode aceitar Blairo Maggi, um dos maiores desmatadores do nosso país, na Comissão Permanente de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA)? Quem, com sangue nos olhos e convicção de seus princípios ainda não saqueados por este sistema imundo, pode conceber termos como membros titulares da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) dois condenados no processo do mensalão: José Genoino (PT-SP) e João Paulo Cunha (PT-SP)? Quem, que respeite e valorize os povos indígens, sua história, saberes, culturas, pode dormir tranquilo e engolir seco tamanho desrespeito e violências de todos os tipos, como, por exemplo, o que aconteceu em 22 de março deste ano, na Aldeia Maracanã, no Rio de Janeiro, quando da desocupação daquele espaço para 'o bom andamento das obras da Copa do Mundo de 2014'?
Falando sério, eu estou cansada, desesperançosa, desmotivada... Eu poderia dizer também que estou indignada, mas, antes, este tipo de setimento ainda me fazia canalizar toda a raiva e descontentamento para tentar fazer algo, como assinar listas, participar de manifestos etc. Não estou conseguindo! São tantos fatos/acontecimentos absurdos que tenho tido enorme dificuldade de assimilá-los. Estou me sentindo apática.
Nunca me senti estudiosa o bastante, intelectual uma linha que fosse ou meramente politizada para falar ou escrever sobre essas coisas, como estou fazendo hoje. E tenho consciência que ainda não sou e talvez nunca seja nada disso. Não é minha intenção, nunca foi meu objetivo de vida. Portanto, aos que tenham mais conteúdo e conhecimento do que eu, que compreendem melhor esta estrutura e essas relações altamente duvidosas e nocivas para o povo brasileiro, faço um apelo: ESCREVAM! FAÇAM PALESTRAS! USEM SEUS CONHECIMENTOS NAS AULAS EM ESCOLAS, UNIVERSIDADES, CURSINHOS! REÚNAM PESSOAS E AS ORIENTEM, DESPERTEM-NAS!
Como disse, é apenas um apelo, porque eu, na minha humilde condição, não consigo vislumbrar outro jeito da gente tentar bloquear, impedir, reverter tudo o que está acontecendo. Nem sei de fato se ainda há um jeito. Contudo, acredito que uma população mais conscientizada, mais atenta e menos manipulada pelo que chamam de 'entretenimento', sobretudo o que vem das mídias de massa, é capaz de se movimentar, organizar-se e agir. Sei que isso já é feito em vários lugares do país, por vários grupos. O apelo é para que seja feito mais e mais, pois diante da sagacidade e esperteza dos que nos logram em tudo, da morosidade da justiça e da falta de cumprimento das leis, a sensação que tenho é a de que ainda somos poucos, tão poucos.
Seja como for, ao menos pude desabafar um pouco. Espero que este pequeno desabafo ajude a outros, além de mim.
Desejo Paz e Bem a todos e todas, mas como ouvimos na canção do Rappa, da época de Marcelo Yuka... "... paz sem voz, não é paz, é medo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário