sexta-feira, 12 de abril de 2013

Eu queria ser uma palhaça que cura!


Estava lendo o Balanço 2012 dos Doutores da Alegria! Que trabalho incrível! Deu vontade de virar uma palhacinha (alguns amigos já acham que sou palhaça por natureza), mas palhaça mesmo, sabe? Do tipo que faz curso e atua, consegue alegrar as pessoas com amor, criatividade e simplicidde, que nem minha amiga Carol Di Deus! E depois do curso de palhaça, com toda honra e mérito, quem sabe eu me candidatasse a fazer a formação dos Doutores da Alegria? Quem sabe eu não tivesse alguma chance de participar desse grupo de pessoas tão talentosas e dedicadas a uma causa tão importante, tão louvável, tão emocionante!?!

Não penso que seja fácil. Eu teria que fazer terapia, certamente, para conseguir lidar com tanta adverssidade e tanta alegria! E penso que é mesmo uma arte manejar uma situação ao ponto de colocar alegria onde, historicamente, nós, seres humanos, havíamos quase que convencionado que deveria ser triste ou frio ou apenas... sem graça.

Ser capaz de fazer o bem com leveza e gargalhadas, colocar-se à disposição do outro, doar-se como uma ferramenta na função de curar ou amenizar as dores da alma e também todas as outras dores. É lindo isso! Poderia ser utopia, mas não é! E é isso que me faz admirar e me encantar cada vez mais com o trabalho dos Doutores da Alegria.

Bom, mas seu eu não tiver talento para isto, ainda assim, ajudando na logística, nos serviços gerais, na administração, na elaboração de projetos, na comunicação... ou doando parte do meu tempo, que seja... eu adoraria dar minha parcela de contribuição a este projeto. Então estou aproveitando este espaço, que por sinal não utilizo já faz algum tempo, para divulgar ou simplesmente lembrar que ISSO EXISTE!

Desculpem-me o tom de perplexidade, porque afinal os Doutores da Alegria já completaram 21 anos! Ainda assim, repito: ISSO EXISTE! Esse trabalho maravilhoso é real! Feito por pessoas. Pessoas que tem fragilidades e fortalezas como qualquer um de nós, mas que simplesmente, lindamente, colocam-se a disposição do outro. De ouvir o outro, de olhar o outro nos olhos, de abraçar o outro, de fazer música para o outro, de fazer graça para o outro... Pessoas que se importam, que se interessam pelo outro.

Incrivelmente, em um mundo de pessoas cheias de preconceitos e de afetações totalmente desnecessárias e miúdas, FELIZMENTE, existem pessoas, e graças a Deus não são poucas, que sabem fazer a diferença e nos permitem, apesar de tudo, ver e sentir que vale a pena seguir em frente.

Só para não deixar de registrar, afinal, Clarice Lispector é mesmo minha queridinha da literatura, a primeira página deste documento dos Doutores da Alegria cita:

O BOBO, POR NÃO SE OCUPAR COM AMBIÇÕES, TEM TEMPO PARA VER, OUVIR E TOCAR O MUNDO.
Clarice Lispector
"Das Vantagens de Ser Bobo"


Foto: Tirada em 29 de janeiro de 2013. Pertence a Galeria de Doutores da Alegria no flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário